Enchente, e agora meu seguro cobre?

22 Jun 2016

 

Seguro Automóvel é fundamental para os proprietários por diversos motivos, e um deles são as recorrentes enchentes nas nossas cidades.

 

Todos os anos diversas pessoas passam pelo drama de ver o seu carro, muitas vezes financiado, ser levado pelas águas. Quem ainda não passou por uma situação dessas, já deve ter visto alguém próximo ou algum conhecido que já passou por algo do tipo. Imagine se essa situação for com você?

Infelizmente quando uma situação dessas acontece, não há o que se fazer pra remediar, é só torcer pra que a chuva acabe logo, verificar os prejuízos do pós enchente e procurar pela seguradora pra recuperar o prejuízo.

Mas eaí, o seguro cobre enchente?

 

Desde 2004 a SUSEP determina que os planos básicos se seguro, aqueles com cobertura contra colisão, incêndio, roubo e furto, também cubram a submersão total ou parcial do veículo em água doce, inclusive se ele estivesse guardado no subsolo. Geralmente quando a água fica até o nível do painel ainda é possível de se fazer a recuperação do carro, mesmo assim o carro é periciado. Se chegar a atingir motor é quase que certeza de se configurar uma perda total devido ao custo de reparação ficar demasiadamente alto.

Em caso de enchente a única situação que pode deixar o cliente "na mão" é se for constatado através de laudos técnicos que o cliente agravou o risco, por exemplo, o segurado tentar arriscar passar numa área de alagamento quando poderia ter esperado o escoamento.

 

FIQUE ATENTO

Em alguns casos e em algumas companhias existe uma clausula chama de 'Higienização' que costuma ser "beeemmm" barata e que pode te livrar de uma enorme dor de cabeça. Mas o que ela faz afinal, porquê contratar uma clausula de higienização se minha apólice já cobre alagamento? 

Imagine que você é pego no meio de uma enchente mas que só chegou a molhar o estofado de carpete do seu carro, nesse caso se não atingisse a franquia para reparo você teria que arrumar o carro 'no particular' com essa clausula é só acionar a companhia que eles se encarregam de fazer toda a limpeza interna do veículo para eliminar o mau cheiro.

 

E se você não tiver seguro em um caso de enchente? Boa sorte, pois os órgãos púbicos não se responsabilizam pelos prejuízos, nesse caso é torcer para que o prejuízo não seja tão grande e preparar o bolso para o conserto.

 

Ainda sem seguro no seu carro? Faça uma cotação conosco...

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Seguro pra HR/Bongo/Iveco/Master/Sprinter. Sem segredo!! Barato...

September 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo