CARRO DE LEILÃO FAZ SEGURO?

16 Aug 2016

 

Todo mundo que pensa em comprar um carro de leilão fica na dúvida, se consegue fazer um seguro pra ele! Afinal uma das primeiras coisas que providenciamos ao comprar um veículo é colocá-lo no seguro.

 

Carro de pequena, média e grande monta são aceitos pelas seguradoras?


Os de pequena monta geralmente são aceitos, mas com depreciação no valor de indenização da tabela FIPE! Média monta geralmente não passam na vistoria e não são aceitos. Os carros de grande monta não são aceitos pois geralmente são casos irrecuperáveise e mesmo que seja consertado não passaria pela vistoria.

 

As seguradoras depreciam geralmente entre 15% e 30%  da tabela, mas porquê?


Esse carro já foi comprado com valor inferior ao de tabela e as companhias sabem disso, um dos princípios básicos do seguro é –o segurado não deverá ter lucro com seguro, este deve servir apenas como instrumento de segurança monetária.
Isso é para evitar fraude do seguro! Afinal imagine que negócio bom seria comprar um carro por 70% do valor de mercado e em uma possível indenização receber 100% da tabela.


Seguro de carro de leilão costuma ficar mais caro que um seguro tradicional para um veículo sem essa informação, isso porque dentro das companhias as estatísticas são de que esses veículos tem um índice de sinistralidade maior, e como esse é um importante fator na taxação dos seguros acaba pesando negativamente.

 

Carros de leilão de financeira e frota também são aceitos pelas companhias, só devem ficar atentos de que mesmo que esses carros estejam em perfeito estado de conservação eles podem sofrer a mesma depreciação descrita acima.

 

Outro fato importante que deve ser observado na contratação do seguro desses carros é que geralmente a vistoria nesses casos é mais criteriosa do que em carros que não tenham essa informação.

 

Carros de leilão não possuem nenhuma limitação que os impeça de fazer seguro, muitas vezes o que os impede é o resultado da vistoria! Carros em bom estado podem fazer seguro!

 

Mas sempre surge a pergunta consegue um seguro com 100% da tabela?


No geral não, mas pode ser que um caso ou outro acabe passando batido pela análise da companhia e seja aceito com o percentual de 100% da FIPE, mas são poucos e exceções, ou seja, se você conhece alguém que tem um carro de leilão segurado com 100% FIPE pode considera-lo(a) sortudo(a).

 

Vale a pena comprar um carro de leilão?


Se for olhar somente com a ótica de um corretor de seguros, não! Mas todos os outros fatores devem ser colocados em pauta afinal cada caso é um caso, tem sempre que ver o que é melhor pra você no momento.

 

Consegui tirar um pouco suas dúvidas? Deixe ai nos comentários algo que tenha a dizer ou complementar.

 

Tem mais um texto no nosso blog que pode te ajudar, com mais algumas dúvidas. CARRO SINISTRADO DE LEILÃO NO SEGURO, É POSSIVEL!

 

Um artigo que pode complementar o que disse aqui é o desse site, http://lucrandocomleiloes.com.br/

 

 

Se precisar cotar um seguro para seu carro seja ele de leilão ou não, me contate! ;)

Please reload

Posts Em Destaque

Consigo fazer o seguro do meu carro ou moto nessa fase de Coronavírus? Sim consegue!

April 8, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo