Dificuldade de colocar o carro no seguro, veículo sem aceitação?

20 Oct 2017

 

Já tentou cotar um seguro e teve seu perfil recusado em várias companhias seguradoras? Fique tranquilo! Nem sempre é por conta de alguma restrição direta a você ou seu perfil. Alguns modelos de veículos tem aceitação muito restrita nas companhias seguradoras. Devido ao índice de sinistralidade, dificuldade de precificação ou mesmo desinteresse das seguradoras.

 

Quem tem um veículo antigo entre 20 e 25 anos de uso, já começa a ter sérias restrições nas companhias seguradoras não consegue orçamento, e quando recebe o preço é quase o valor de tabela do carro. Para os donos de carros rebaixados e modificados o problema é passar na vistoria, já que as companhias com produtos tradicionais não aceitam carros com modificações, que não estejam de acordo com o código de transito.

 

Outro grupo de veículo com difícil aceitação e precificação são os VUC e VUL(Veículo urbano de carga e Veículo utilitário leve, respectivamente.). Para esse grupo de veículos até que existe uma boa gama de produtos nas companhias tradicionais, o problema nesse caso é conseguir um valor razoável. Veículo escolar e Food Truck, por exemplo, tem aceitação muito limitada a pouquíssimas seguradoras com o custo geralmente alto.

 

Carros provenientes de leilão então são difíceis de passarem no sistema das companhias seguradoras, são pouquíssimas que aceitam e com várias condições. Se for um importado com mais de cinco anos de fabricação, ai que complica mesmo! Fica quase impossível de conseguir aceitação, e quando consegue o valor geralmente é proibitivo.

 

É importante destacar que por conta desse desinteresse das companhias de seguro. Cresce cada vez mais a procura dos clientes, por alternativas como cooperativas, associações e empresas de proteção veicular. Que tem ‘cara e jeito’ de seguradora, mas o cliente não tem garantia alguma de recebimento da indenização em caso de sinistro.

 

É importante sempre verificar junto a essas empresas se elas possuem registro ativo e regular na SUSEP.

 

SUSEP é o órgão do governo que diz se uma empresa está apta a administrar seguros ou não! Se essa empresa não está registrada na SUSEP, fuja que é cilada!

 

 

 

Com o amadurecimento do mercado segurador nos últimos anos, surgem alternativas bem interessantes para esses grupos de veículos. A Suhai seguradora nasceu com o intuito de atuar nessa área, onde as demais não queriam. É talvez a primeira seguradora registrada na SUSEP que enxergou nesse mercado de clientes ‘excluídos’ uma possibilidade de bons negócios. E com o passar dos anos vem provando que fez bem.

 

A Suhai seguradora veio ao mercado justamente com o intuito de segurar, toda essa gama de clientes com carros antigos, rebaixados, escolares, food truck, vans e outros. Que antes não tinham muita opção e acabavam ficando à margem do mercado segurador.

 

 

 

Vendo esse movimento no mercado, e, com os bons resultados obtidos pela Suhai. Companhias como Porto Seguro, Azul, Tokio Marine e Liberty seguros acabaram flexibilizando alguns de seus produtos e acabaram criando alternativas mais simples e que dão opção a esses clientes antes mais carentes.

 

A Porto Seguro uma das mais tradicionais seguradoras do país, por exemplo, lançou recentemente um produto chamado rastreador mais seguro, onde o cliente paga uma mensalidade baixa, com valor fixo e sem perfil. Onde o cliente tem cobertura para roubo e furto, contando ainda com assistência 24 horas caso precise! O rastreamento é administrado pela Porto com a apólice de seguro saindo em nome da Itaú seguros.

 

A Azul empresa do grupo Porto Seguro, lançou recentemente um produto chamado ‘Auto leve’. Onde de acordo com os dados do cliente, ele pode se enquadrar no perfil ou não, isso é feito através do sistema de cotação da companhia. O seguro fica um pouco mais enxuto somente com as coberturas mais essenciais e o cliente tem a opção de pagamento em 10 parcelas sem juros.

 

Liberty seguros tradicional seguradora, lançou há algum tempo opções de seguro somente a terceiros e assistência 24 horas, chamado de Liberty auto conscienteé uma ótima opção de baixo custo e ótimo para carros mais antigos.

 

A Tokio Marine seguradora, tem um dos melhores produtos alternativos do mercado. O Auto roubo + rastreador, custa geralmente 50% do custo do seguro tradicional da companhia. Trata-se de um uma proteção para roubo e furto, que tem todos os benefícios de um seguro tradicional, como carro reserva, cobertura de vidros, cobertura à terceiros e assistência residencial. Só que custa menos e não cobre contra colisão e danos da natureza.

 

Existem outras várias opções nas seguradoras tradicionais, e algumas mais que ainda irão surgir. Pois o mercado é dinâmico e vem ouvindo e atendendo a necessidade dos clientes! Já foi a época em que as seguradoras ficavam observando o mercado de longe. Hoje os clientes pedem por produtos mais simples, rápidos, baratos e eficientes.

 

O surgimento das ‘Insure Techs’ só tem a acrescentar e propor mudanças. É bom para os clientes que tem mais opções, para os corretores de seguro que conseguem diversificar com mais produtos e para o mercado gerando concorrência e dinamismo.

 

 

 

Portanto já sabe! Tem um veículo de aceitação mais restrita igual os citados acima? Procure um bom corretor de seguros, que possa te orientar corretamente como proceder. Peça por alternativas como a Suhai seguradora ou outras e pesquise por seguradoras e não associações, cooperativas e outras.

 

Caso ainda não tenha um corretor de seguros ou se precisa de um orçamento, entre em contato! Será um prazer ajuda-lo.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Seguro pra HR/Bongo/Iveco/Master/Sprinter. Sem segredo!! Barato...

September 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes