Porque meu seguro não cobre a troca da bateria automotiva?

Os seguros automotivos cobrem várias situações e problemas que envolvem o veículo. Porém, peças e acessórios não estão inclusos nessas garantias.

Quando seu veículo sofre problemas mecânicos ou se envolve em um acidente, o seguro é acionado para retirar o carro do local e levar para uma oficina mecânica especializada.

A bateria, por exemplo, tem uma vida útil estimada de 3 anos de uso. Porém, a maneira como ela é utilizada pode prejudicar ou não seu desempenho e tempo.

Quando você busca um carro na internet para comprar, é importante antes de fechar negócio, verificar o estado de conservação de opcional tão importante para o funcionamento do veículo.

A bateria do carro é um exemplo perfeito para ilustrar a garantia que você pode obter na contratação do seguro. Vamos te ajudar a entender os motivos para você se preocupar com esse acessório essencial.

 

Coberturas do seguro de carros

 

Quando você contrata os serviços de um seguro de veículo, você está garantido que 100% do seu bem seja resguardado em caso de acidentes, roubo ou furto.

Porém, separadamente, as peças do veículo não são seguradas. Por exemplo, passou no buraco e rasgou o pneu, o seguro não irá cobrir esse prejuízo, é necessário que você arque com essa despesa para colocar outro pneu no carro.

Com a bateria não é diferente. Como um todo no carro ela está assegurada. Mas se ela estragar, você irá arcar com esse prejuízo.

Algumas coberturas extras podem garantir que a assistência do seguro ajude você a ligar seu veículo, mas nem todos têm direito.

 

As coberturas

Se você contratou um serviço de atendimento emergencial você terá direito de ter a presença de um mecânico que ajude a dar uma carga na sua bateria, para manter o carro ligado. Porém, se a bateria não permanecer recarregada, ela deve ser trocada.

Neste caso, você irá ter que comprar uma nova bateria e poderá acionar novamente o serviço do seguro para que o profissional técnico faça a troca.

Ou seja, seu seguro prevê o suporte, mas não a reposição da peça.

Por exemplo, o pneu do seu carro furou. Você pode acionar o serviço emergencial para que um profissional faça a troca pelo seu estepe. Depois você deverá se deslocar até uma loja para realizar a compra e troca por um pneu novo, ou se for o caso, para realizar um reparo.

 

Apólices sem coberturas emergenciais

Esse tipo de cobertura costuma deixar o valor da apólice de seguro mais cara, pois são serviços esporádicos, mas que costumam dar bastante trabalho para o motorista na hora que precisam ser realizados.

Ao contratar o seguro para seu veículo, lembre-se sempre de verificar se esse serviço está incluso, para que em caso de necessidade você não tenha problemas.

Se o carro for zero quilômetro, acione o serviço de guincho para levar até a concessionária mais próxima. Se for um veículo usado, como o Corolla, que vende muito em todas as suas versões, use o serviço para dar uma carga e procure uma loja para trocar a bateria.

 

A bateria é um acessório?

 

A bateria é um acessório, porém é fundamental para o funcionamento do veículo. Sem a bateria, a faísca não é promovida no motor de arranque, e assim o carro não dará a partida quando você virar a chave na ignição.

A vida útil prevista para as baterias originais de fábrica é de 3 anos de utilização. Porém, isso só ocorre se você não fizer nenhuma alteração em sistemas elétricos do veículo. Por exemplo, instalar outro tipo de aparelho de som, diferente do original.

Se você tem o hábito de não desligar o som do carro e nem as luzes do farol porque isso é feito de forma automática quando você tira a chave da ignição, você com certeza estará perdendo um tempo de uso da bateria.

Carros mais antigos, como aquele Gol usado na garagem não tem esse sistema de desligamento do sistema elétrico direto na ignição. Esquecer o som ligado por ser o fim da bateria.

 

Dicas para conservar a bateria do seu carro

É muito importante que você verifique com regularidade a bateria do seu veículo. Seu funcionamento é de extrema importância para o carro.

Tenha atitudes corretas com o uso dessa peça e economize no desgaste diário para aumentar a vida útil da sua bateria.

Para te ajudar a entender como você pode aumentar a vida útil da sua bateria, separamos 6 dicas importantes. Vamos lá:

  1. Desligue todos os equipamentos que consomem eletricidade:

    1. faróis;

    2. aparelho ou sistema de som;

    3. desembaçadores, alertas e setas;

    4. retire o acendedor de cigarros;

    5. desligue o ar condicionado;
       

  2. Moderação no uso da parte elétrica com o carro desligado:

    1. evite deixar o som ou as luzes internas ligadas;

    2. não deixe a chave ligada para manter os faróis acesos;
       

  3. Ligue o motor rotineiramente:

    1. Evite deixar o carro por longos períodos parado e sem uso. Isso compromete o desempenho da bateria.
       

  4. Desconecte os terminais:

    1. Se for viajar ou passar a semana sem usar o carro desconecte os cabos positivo e negativo da bateria. Isso evita corrosão e que a bateria trabalhe em modo espera. Essas pequenas atitudes aumentam a vida útil do veículo.
       

  5. Manutenção dos terminais:

    1. O cuidado com os terminais da bateria é fundamental para o bom funcionamento desse acessório. Faça limpezas constantes dos cabos e dos polos. Use a capa de proteção adequada para evitar o aparecimento de pontos de corrosão.

  6. Capacidade da bateria:

    1. Ao instalar sistemas de som automotivo ou alarmes verifique a capacidade da bateria para não sobre carregar o sistema. As baterias que saem de fábrica com o veículo preveem a quantidade de energia necessária para a utilização do veículo na sua versão original.

 

Gostou desse artigo sobre a relação entre o seguro do carro e a bateria?

Então que tal compartilhar esse post com os seus amigos através das suas redes sociais. Afinal, muitas pessoas têm dúvidas do porque o seguro não cobre esse acessório.

 

Precisa de orçamento para o seguro di seu carro? Pede uma cotação pra gente. Se preferir pode baixar nosso aplicativo na Google Play e pede uma cotação por lá. =)

Link do aplicativo Seguro de carro - Cotação Auto e Vida. 
Manda um e-mial pra gente. ;)

Please reload

Posts Em Destaque

Seguro pra HR/Bongo/Iveco/Master/Sprinter. Sem segredo!! Barato...

September 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo