
Hoje em dia sabemos que ter um carro não é uma questão de gosto, mas é também uma questão de necessidade, seja para quem mora em cidades menores ou nos grandes centros urbanos, tais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e outras capitais. .
Um veículo é fundamental para o lazer, bem como para as situações do dia a dia, como fazer compras ou ir ao trabalho. Por isso, pensar nas condições de financiamento de um veículo é muito importante.
Em muitas situações o financiamento é a melhor alternativa para quem almeja obter um carro, seja ele um Fiat Palio ou algum modelo de outra marca. Porém, esse é um tipo de investimento que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas.
Nesse caso, vale conhecer algumas informações para elucidar ao máximo as questões a respeito do funcionamento do financiamento automotivo. Com isso, você vai se sentir mais seguro ao efetuar tal investimento.
Como funciona o financiamento de veículos
Comprar de modo financiado implica que você vai dividir boa parte do valor do automóvel, bem como todas as taxas envolvidas nesse crédito. O valor é dividido em parcelas que devem ser pagas no decorrer dos anos.
Além disso há o restante das taxas, que é chamado de entrada. Essa entrada deve ser depositada à vista e, de uma maneira geral, o seu valor mínimo é de 10% do total do veículo.
Vale salientar ainda que em cada parcela será efetuada a cobrança de uma taxa de juros. Essa taxa é alterada seguindo os critérios do banco onde você realizou o seu financiamento.
Quem está apto a realizar o financiamento de um veículo
O banco efetua uma análise para saber quem tem a possibilidade de realizar um financiamento. Sendo assim, é o gerente o responsável por analisar se a pessoa está negativada, quanto ela ganha e a quantia das parcelas fixas que serão pagas mensalmente.
Essa avaliação é necessária, pois tem o intuito de saber se a pessoa que pretende realizar o financiamento do veículo pode arcar com uma dívida e terá plenas condições de efetuar o pagamento da mesma.
Caso exista alguma negativação como um empecilho, o financiamento poderá não ser aprovado.
Outro fato é que aposentados, funcionários públicos e pensionistas do INSS podem efetuar o financiamento mais facilmente, pois as parcelas são debitadas diretamente no salário de tais categorias.
Para quem está negativado e pretende efetuar um financiamento, é necessário primeiro regularizar ou “limpar o nome”. Além disso, é importante salientar que não existe financiamento sem juros de veículos.
É possível financiar um veículo sem dar entrada
Existe essa possibilidade, porém não são todos os bancos que a oferecem.
Além disso, é importante também levar em consideração que nem sempre essa alternativa é vantajosa, pois sem a entrada, as parcelas restantes automaticamente serão elevadas.
Há outros gastos ao efetuar o financiamento de um veículo
Além dos juros, é importante estar ciente de que a taxa de cadastro também costuma ser cobrada.
Existem também outros gastos posteriores, tais como a documentação do carro, despesas com combustível, manutenção e outros gastos.
Há a possibilidade de apreensão do veículo
Caso a pessoa não consiga efetuar os devidos pagamentos das parcelas, o carro pode ser apreendido. Por isso é de vital importância estar dia com as dívidas, evitando assim transtornos.
Existe uma idade mínima e uma máxima para quem quer fazer um financiamento
Quem pretende realizar o financiamento de um carro deve ter no mínimo 18 anos de idade e no máximo 70 anos. Uma das razões para a pouca aprovação de financiamento entre os mais jovens é o curto histórico de compras que a pessoa apresenta.
A documentação básica exigida para aqueles que querem realizar um financiamento compreende basicamente a apresentação de um RG, do CPF e do comprovante de renda. Porém, isso é variável e algumas instituições podem exigir mais documentos.
O que é CDC, Leasing e consórcio
O financiamento consiste em uma venda que pode ser feita por CDC, leasing ou consórcio. No CDC é realizado um empréstimo pelo banco, que estipula as taxas que serão cobradas no valor final. Nesse caso, o carro não pode ser negociado antes da quitação das parcelas.
No leasing ocorre um tipo de empréstimo ao comprador. Já no consórcio, o interessado integra um grupo de compradores e assim pagará as prestações do veículo, estando apto a recebê-lo quando for sorteado, ou seja, contemplado.
Financiar um carro novo ou um carro usado?
Diante das possibilidades oferecidas pela realização de um financiamento, é importante saber qual é o carro a ser adquirido, lembrando que na hora de escolher, vale pensar em questões como conforto, economia e manutenção.
Uma das opções é comprar Chevrolet Onix, carro caracterizado pelo seu perfil econômico e moderno. Esse carro conta com um avançado sistema multimídia, conferindo maior interatividade, podendo ser conectado com smartphones e outros aparelhos.
Graças a essa tecnologia de interatividade, você pode ter em seu carro arquivos multimídia, tais como fotos, áudio e vídeo, além também de realizar ligações telefônicas via bluetooth.
Além disso, esse veículo apresenta um design que prioriza a segurança, sem deixar de levar em consideração também o visual arrojado e moderno, combinando perfeitamente com o conceito de carro esportivo.
E quando o assunto é a sua dirigibilidade, o Onix conta com um dos maiores entre-eixos da sua categoria, sendo desenvolvido pela nova plataforma GSV. Não por acaso, esse veículo apresenta uma satisfatória dirigibilidade em qualquer tipo de terreno.
Uma contrapartida é o financiamento de um carro usado. Nesse caso, um Prisma usado à venda apresenta características que são essenciais para todo e qualquer carro de qualidade.
O Prisma apresenta motores Flex 1.0 e 1.4. Além disso, ele possui itens importantes, tais como o airbag duplo, sistemas de freios ABS nas quatro rodas e travamento automático das portas.
Sendo assim, o Prisma é um veículo que também se destaca pela questão da segurança, demonstrando excelente estabilidade tanto na estrada quanto nas vias urbanas.
Conclusão
Nos dias de hoje ter um veículo é fundamental, seja como um meio de transporte para o cotidiano das grandes cidades ou para passeios de final de semana e férias. Por isso, vale investir em um bom financiamento.
Por fim, não se esqueça de compartilhar essa postagem com aquele seu amigo, que ainda está pensando em como vai adquirir o carro dos sonhos.
-
Precisando de seguro para seu carro novo ou usado, pede um orçamento sem compromisso que termos o maior prazer me atendê-lo. Entre em contato!