Seguro viagem é importante e barato. Vale a pena!

20 Sep 2017

 

Passagens compradas? Malas prontas? Tudo certo para cair no mundão e sair desbravando por ai? Como está seu seguro viagem, já está feito e com os vouchers na mala junto com seus documentos? Férias são para curtir sem preocupação e não é época de passar perrengue algum, por isso é importante estar preparado para os imprevistos. Por isso é importante se preocupar em ter um com seguro viagem, para te auxiliar com os perrengues que possam aparecer.

 

Durante uma viagem a última coisa em que pensamos, é que algo de ruim pode vir a acontecer. Mas imprevistos são assim, não tem dia e nem hora para virem. Feche os olhos e imagine a cena:

 

Você caminhando distraído pela Abbey Road em Londres e tirando algumas fotos para atualizar o Facebook. Quando um motorista distraído o atropela, a cena é desesperadora, certo? Imagine agora pagar todo o atendimento médico em libras, ou se a situação fosse em outro país europeu em Euro. Se tivesse feito um seguro viagem, essa preocupação já não existiria.

 

 

 

 

Pode parecer meio chato e pessimista, mas é preciso estar precavido para os percalços de uma viagem. Se até mesmo no Brasil podemos passar mal e ter algum problema de saúde, às vezes comendo um lanche que parece ser ‘inofensivo’, imagine em outro país que não conhecemos e muitas vezes com algumas comidas novas com temperos diferentes.

 

Pedra nos rins, apendicite, diarreia, dor de garganta, gripe, febre e outras tantas doenças que podem acometer um viajante nos dias de viagem. Extravios de bagagem, problemas jurídicos e qualquer outra situação embaraçosa. Afinal de contas ‘Shit happens’!

 

1 - Como funciona o seguro viagem?

 

Tem por objetivo garantir ao segurado, durante o período de viagem previamente determinado pagamento de indenização quando da ocorrência de riscos previstos contratados.

 

É como se fosse um misto de seguro de vida com plano de saúde, só que temporários, pois tem as coberturas e características dos dois planos. É feito com mais frequência em viagens ao exterior, onde nossos planos de saúde não dão cobertura.

 

2 - Quando devo contratar meu seguro viagem?

 

Deve ser contratado ainda em território nacional antes da viagem. Não adianta viajar e querer contratar o seguro após o embarque. É importante sempre contratar o seguro viagem com antecedência, a contratação pode ser feita até mesmo na véspera. Mas como podem acontecer imprevistos, como recusa do cartão, alguma pendência na emissão do voucher é bom que a contratação seja feita com calma e antecipadamente.

 

 3 – Assistência ou seguro viagem, o que é melhor?

 

A diferença básica é na ordem de pagamento e reembolso em caso de imprevistos, no seguro viagem geralmente o segurado paga por todo o atendimento e é reembolsado pela companhia. Um processo um pouco mais burocrático e por vezes demorado, já que precisa apresentar notas, comprovantes e passar por um processo de análise.

 

Já na assistência viagem o segurado entra em contato, com a companhia antes do atendimento necessário. Aguarda liberação e indicação de um local para se dirigir, e a companhia é quem arca com o custo diretamente com o local. Geralmente o atendimento demora um pouco mais, porém o cliente não tem custos e a dor de cabeça costuma ser menor.

 

Muitas companhias seguradora vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim o cliente está garantido de toda maneira. Para isso é importante questionar o seu corretor de seguros, no momento da contratação do pacote para não ter surpresas em um momento de aperto!

 

4 – Na cobertura de extravio de bagagem, as companhias cobrem tudo?

 

É importante saber que para essa cobertura as companhias, geralmente excluem:

 

  • Os danos causados à mala e seu conteúdo;

  • O confisco da bagagem ou apreensão por parte da Alfândega ou outra autoridade governamental;

  • Perda de dinheiro de qualquer espécie, cheques, etc;

  • Depreciação e deterioração normal dos objetos;

 

5 – Porque fazer um seguro viagem?

 

Como já dito no texto acima, shit happens! Acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independente da experiência. Os problemas podem ser desde coisas pequenas a situações mais graves, imagine os custos com tratamento no exterior, podem ser bem caros!

 

Alguns países tem serviço de saúde gratuito para viajantes, outros não, será necessário pagar por consultas médicas, remédios e em casos mais graves, transporte ambulatorial e internação. Não vale o risco pela economia de não se fazer um seguro antes de curtir as férias.

 

E como dito o seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

 

6 – Quanto custa o seguro viagem?

 

Mais barato do que você imagina. Um seguro para um viajante de 27 anos indo para França, passar 20 dias saiu por R$254,32.

 

Claro que isso é uma cotação de um cliente, e que os valores podem mudar. Seguro não é algo tabelado, é caso a caso, mas já da para ter uma noção.

 

7 – Qual seguradora de viagem escolher?

 

Evite empresas desconhecidas e com histórico de atendimento ruim, empresas que oferecem mil serviços a preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Dê preferencia para seguradoras grandes e conhecidas, onde a certeza de um bom atendimento é maior.

 

8 – Com quais companhias de seguro viagem trabalho?

 

Gosto de trabalhar com Sul América e Porto Seguro. São companhias sólidas, com boas assistências e coberturas, valores acessíveis que entregam bom serviços aos clientes.

 

9 - Para acionamento das assistências...

 

É importante ter sempre consigo os telefones atualizados da companhia seguradora, em local de fácil acesso e localização. Pois em caso de problemas eles já estarão à mão! Deixe sempre o contrato e voucher impressos junto com seus documentos ou se não for possível, e que estejam em fácil acesso por meios eletrônicos.

 

É importante deixar todos esses contatos com algum parente no Brasil, em caso de emergência é importante que mais alguém tenha isso em mãos.

 

Caso esteja segurado pelo plano do cartão de crédito, ligue na operadora antes, e pegue o contato direto da assistência do seguro viagem. Ligue antes para se certificar que a apólice esteja ativa!

 

O voucher do seguro viagem pode ser exigido na imigração de alguns países!

 

Há produtos para todos os destinos no Brasil e exterior, e adequados a todos os perfis de turistas e de profissionais, aventureiros e que viajam a trabalho. Mas não basta apenas contratar o seguro. É preciso contratar bem de preferência com uma seguradora grande e conhecida.

 

Fique atento sempre às clausulas e limites de indenização de sua apólice para evitar surpresas desagradáveis.

 

Se precisar contratar um seguro viagem, entre em contato! Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail.

Please reload

Posts Em Destaque

Seguro pra HR/Bongo/Iveco/Master/Sprinter. Sem segredo!! Barato...

September 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo