Como obter descontos no seguro do meu carro se nunca acionei um sinistro

Os descontos são progressivos a cada novo ano de contrato sem se envolver em sinistros.

 

Para aqueles motoristas que contratam o seguro do carro e, por uma pitada de sorte, misturada a muito cuidado no trânsito, não se envolveram em acidentes ou precisaram acionar o seguro, a boa notícia é que esse bom comportamento perante o contrato se reflete em descontos interessantes para a renovação da apólice.

 

Não importa se você está contratando o seguro para um carro novo ou um Logan usado, por exemplo, o que importa é quantas vezes você fez o acionamento da seguradora para arcar com prejuízos causados por acidentes ou furto e roubo.

 

Quantas vezes você já ouviu a pergunta em qual classe de bônus você está inserido quando vai renovar seu contrato? É muito importante saber como está o seu relacionamento com a empresa, e buscar os descontos progressivos que podem chegar até 50% do valor final da apólice.

 

Você sabe como obter esse desconto no seguro? Sabe o que significa a classe bônus? Se você está em busca de respostas que possam deixar o seguro do seu automóvel mais barato, leia as informações importantes deste post! Vamos lá?

 

O que é a classe de bônus

 

Vamos para um exemplo bem prático: você comprou uma Renault Duster, e já tinha seguro no seu carro anterior. Você entrou em contato com a seguradora e pediu para fazer a troca do veículo assegurado. De acordo com a classe de bônus que você está inserida, o valor será acrescido de um desconto.

 

Esse bônus que eles se referem na negociação é uma premiação que a seguradora oferece para os motoristas que não acionaram a apólice por sinistros em seus veículos. Ou seja, durante o período, que normalmente é de um ano, o proprietário não deu prejuízos para a seguradora, por isso merece um benefício. Esse bônus é justamente o prêmio pelo bom comportamento.

 

Como funciona o bônus

 

Quando você contrata um seguro de veículos no seu nome pela primeira vez você é inserido em um sistema. Nesse cadastro você é inserido automaticamente na classe zero, ou seja, a inicial. Isso acontece porque você não tem nenhum tipo de histórico junto às diversas seguradoras que atuam no mercado nacional.

 

Ao final de 1 ano, ou seja, da primeira apólice de seguro, se você não teve nenhum registro de acionamento da seguradora por sinistro (acidente, furto ou roubo), na renovação do contrato você passa a receber a classificação de bônus classe 1, e assim sucessivamente até a classe 10.

 

Isso parece simples, porém tem muita importância na hora da contratação ou renovação do seguro de veículos em qualquer período da sua vida. Mesmo que você deixe por alguns anos de contratar os serviços, quando você faz um novo seguro, essa classificação estará ativa.

 

As classes são fundamentais para deixar o seu seguro mais barato, tanto por oferecerem os prêmios pelo bom comportamento, quanto por ajudarem a classificar o perfil do motorista. Quem não se envolve em acidentes tem mais descontos do que as pessoas que tem registros de sinistros anteriormente. É a teoria do bom comportamento!

 

Como acontecem as alterações na classificação

 

Para conquistar os benefícios da bonificação não importa o veículo que você está assegurando, pode ser um Ford Fiesta ou uma BMW, o desconto será imputado da mesma forma ao cliente.

 

Mas perder a bonificação significa que você precisou acionar o seguro para consertar o veículo ou para resgatar o prêmio da apólice por um furto ou roubo. Você pode perder a pontuação de forma parcial em caso de consertos do seu carro ou de terceiros, caso você tenha sido responsável pelo acidente.

 

Para perder integralmente a classificação é necessário que você precise receber a indenização da seguradora em caso de perda total do veículo, que pode acontecer tanto por acidente, quanto por furto ou roubo em que o carro não foi localizado.

 

Na prática, se você está na classe 7 de bônus e se envolveu em um pequeno acidente onde precisou acionar a franquia para cobrir os custos com o conserto do carro. Na próxima renovação, no ano seguinte, você irá passar para a classe 6, e obter um desconto menor na sua nova apólices de seguro.

 

Os bônus são creditados a você e não a seguradora

Isso quer dizer que se por acaso você ficar cinco anos com uma empresa, mas no sexto resolver trocar por uma oferta melhor no valor da apólice, esses descontos devem ser aplicados ao novo contrato.

 

O cadastro e bonificação é feita diante do seu histórico e estão ligados à sua conduta. Então, ao fazer a contratação de um novo seguro e uma empresa diferente basta você mostrar a última apólice contratada, lá estará em qual classificação você estava enquadrada no último ano.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Consigo fazer o seguro do meu carro ou moto nessa fase de Coronavírus? Sim consegue!

April 8, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes